SOFRO COM O LÚPUS

SOFRO COM O LÚPUS

quarta-feira, 14 de março de 2012

MULHER GRÁVIDA COM LÚPUS

O lúpus neonatal é uma doença rara do feto, adquirida durante a gestação, através da passagem através da placenta, de auto-anticorpos específicos da mãe. Os auto-anticorpos específicos associados ao lúpus neonatal são conhecidos como os anticorpos anti-Ro e anti-La, que estão presentes em cerca de um terço dos doentes com LÚPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO, embora muitas mães com estes anticorpos não tenham filhos com lúpus neonatal. Por outro lado, o lúpus neonatal existe nos filhos de grávidas sem lúpus.
O lúpus neonatal é diferente do LES. Na maioria dos casos, os sintomas de lúpus neonatal desaparecem espontâneamente quando a criança atinge os 3 a 6 meses de idade, não deixando quais quer sequelas. O sintoma mais comum é a existência de erupção cutânea, que surge alguns dias ou semanas após o nascimento, em especial depois de haver exposição à luz solar. A erupção cutânea do lúpus neonatal é transitória e, em geral, cura sem deixar cicratizes. O segundo sintoma mais comum é uma contagem anormal dos componentes do sangue, que raras vezes é grave e tende a resolver-se ao longo de diversas semanas, sem necessidade de tratamento.
Só muito raramente ocorre um tipo especial de anomalia do bater do coração, conhecida como bloqueio cardíaco congénito. Neste, o bébé tem uma pulsação anormalmente lenta. Esta anomalia é permanente e pode muitas vezes ser diagnosticada entre a 15ª e a 25ª semanas de gravidez, através do ultra-som cardíaco. Em alguns casos, é possivel tratar a doença no bébé ainda não nascido. Depois do nascimento, muitas crianças com bloqueio cardíaco congénito requerem a inserção de um pacemaker. Se uma mãe já teve um filho com este problema, há aproximadamente 10 a 15% de risco de ter outra criança com o mesmo problema.
As crianças com lúpus neonatal crescem e desenvolvem-se normalmente. Há apenas uma pequena possibilidade de virem a ter LÚPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO numa fase mais avançada da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário